"

ENTRE, FAÇA PARTE DESTE CANTINHO.

Total de visualizações de página

BERÇÁRIO



 
Dicas de desfraldamento 

= 1-Será que a criança está preparada?

   . Dizem por ai que deve-se desfraldar um bebe aos dos dois anos, eu acredito que não há uma idade exata para desfraldar a criança, minha opinião como relação a essa questão é que "cada criança é única", ou seja, tem o seu tempo de maturidade, assim como elas aprendem a andar  e falar em momentos diferentes, a hora ideal para aprender usar o banheiro pode variar muito.
 
Se você perceber que seu(a) filho(a) não está pronto(a) , resista à pressão da família, dos amigos ou da escola, não deixe as comparações estressarem esse momento.
 
Eu já presenciei crianças que só ficaram preparadas realmente para o desfraldamento a partir dos três anos, e hoje fazem uso do banheiro como uma outra criança que desfraldou antes dos dois anos.
Também já presenciei crianças que desfraldaram antes dos dois anos e  algum tempo depois começaram a fazer suas necessidades na roupa, para chamar a atenção dos pais e familiares.
 
O segredo é observar se a crianças está pronta para essa independência.
 


  = 2- Sinais para essa conquista.

# Sinais físicos
 
(  )   Anda com firmeza, e até consegue correr.
(   ) Faz bastante xixi de cada vez (e não de pouquinho em pouquinho).
(   ) Faz um cocô razoavelmente sólido, em horários mais ou menos previsíveis.
(   ) Fica "seco" por pelo menos três ou quatro horas, ou seja, os músculos da bexiga conseguem segurar a urina.
 
# Sinais de comportamento:
 
(    )Consegue ficar sentado na mesma posição por entre dois e cinco minutos.
(    )Consegue abaixar e levantar as calças.
(   )Fica incomodado quando a fralda está suja ou molhada.
(   ) Demonstra interesse nos hábitos de higiene (gosta de observar os outros irem ao banheiro ou quer usar cueca ou calcinha).
(   ) Não demonstra resistência à idéia de usar o penico ou a privada.
(   ) Está numa fase em que gosta de colaborar, e não numa fase "do contra".

# Sinais cognitivos
 
(   ) Consegue seguir instruções simples, como "vá pegar aquele brinquedo".
(   ) Entende que cada coisa tem o seu lugar.
(   )Tem palavras para xixi e cocô.
(   )  Entende os sinais físicos de que está com vontade de ir ao banheiro, e consegue pedir para ir (ou até segurar a vontade um pouco).

 

3- Iniciando esse processo:

Vou compartilhar um pouquinho da minha experiência .
Eu comecei quando meu filho completou 1 ano.
Como?
 
1º passo: Meu esposo e eu começamos a utilizar o banheiro na frente dele. Mesmo sem saber falar direito, meu bebe apresentou curiosidade, e do jeitinho dele indagava: - "KI  IXO?" ( O QUE É ISSO?)
Nós dizíamos  ( cocô , xixi....). ( cada família utiliza o nome que achar correto, aqui em casa utilizamos estes.)
A partir daí, com o passar dos meses ele começou a apresentar alguns sinais, como: ir ao banheiro e me chamar, fazer as necessidades na roupa dentro do banheiro, tirar a cuequinha e fazer no chão, enfim pintou o sete. Mas o importante é enxergar essa bagunça como um processo e valorizar essas ações.
Uma outra  ideia é mostrar para a criança para onde o cocô vai. Quando ele fizer cocô na fralda, leve a fralda suja até o vaso ou o penico  e ponha o cocô ali, para mostrar onde é o lugar certo. Depois dê tchau  e peça para a criança ajudar na descarga. ( não esqueça de lavar as mãos depois)
 
Estimule a criança a usar o vaso/ penico sempre que tiver vontade de fazer xixi ou cocô. Deixe bem claro que basta pedir que você poderá levá-la ao banheiro. Se der, aproveite uma época de calor, que é mais favorável para o processo, e deixe-a circular pelada, com o penico bem à vista.

Diga a seu filho que ele pode usar o penico quando quiser, e o lembre de vez em quando.
 
Não aconselho  levar a criança de hora em hora ao banheiro. Você precisa ensiná-la a pedir , caso contrário, na primeira oportunidade em que você esquecer de levá-la, ou estiver fazendo outra coisa, o xixi vai escapar na roupa mesmo.
A comunicação e o controle do esfíncter (que variam, dependendo da maturidade de cada criança) são fundamentais para o processo de desfraldamento

 
2º passo: Perguntar e dialogar  sempre quanto as necessidades. 
Exemplo:
O que você está fazendo?
Você quer fazer xixi? cocô?
Onde fazemos xixi ou cocô?
 
Muito bem, você veio ao banheiro fazer xixi ou cocô!  Parabéns!
( mesmo que ele tenha feito na roupa ou no chão)
 
 
3º passo: Tornar esse momento divertido e prazeroso.
 
Conte historinhas, mostre fotos de crianças utilizando o banheiro, compre livrinhos, revistas e outros.
Cante musiquinhas.
Dê tchau para as necessidades, conte os cocôs ( essas estratégias parecem desnecessárias, mas posso afirmar com propriedade, funcionam muito) 
 
4º passo: Parabenizar a criança e ter muita paciência com os eventuais  acidentes.
As escapadas e acidentes acontecem com praticamente todas as crianças, não tem jeito. É difícil manter a calma, mas se esforce para não perder o controle. Não vale a pena castigar ou punir a criança pela escapada. Os músculos dela estão ainda aprendendo e treinando o controle das fezes e da urina, e o processo leva algum tempo.

Quando acontecer o acidente, limpe tudo com tranquilidade e só diga ao seu filho que, da próxima vez, vai ser mais legal se ele usar o peniquinho.

Caso os acidentes fiquem muito frequentes, tenha a sabedoria de voltar atrás  sem medo ou vergonha. É possível que o organismo do seu filho ainda não esteja preparado, e é melhor voltar a tentar daí a alguns meses.
 
 

 - Equipamentos necessários para ajudar nesse processo:

 Esse livro me ajudou muito
 
   (Comprei inúmeros tipos de peniquinhos para meu filho, porém no início ele se sentiu melhor com adaptador .)


 Esse adaptador me ajudou muito no inicio.  

Existem também fraldas de treinamento, as chamadas pull-ups. A vantagem é que elas funcionam como fraldas, mas são vestidas como uma calcinha ou cueca, portanto dá para a criança abaixar e levantar sozinha, se quiser ir ao banheiro. Muito mais fácil que abrir e fechar a fralda. O inconveniente é que elas são caras e difíceis de encontrar. Uma alternativa é ter um pacote só para sair, quando você não pode arriscar uma escapada de xixi ou cocô.

 # Comece a fazer o desfraldamento noturno

... Mas só quando a criança estiver preparada! Pode demorar -- anos até! O organismo da criança demora bastante para ser capaz de despertá-la se for necessário fazer xixi no meio da noite.

O que você pode fazer é tentar diminuir a quantidade de líquido que seu filho toma antes de dormir, e dizer a ele que chame você se precisar ir ao banheiro durante a noite. Só se aventure a tirar a fralda noturna quando, por diversas noites seguidas, a fralda tiver amanhecido completamente seca.

E saiba que, mesmo que tudo dê certo, um xixi na cama ou outro fazem parte da infância.
DIONE COSTA.

 

 

 

 

créditos: http://brasil.babycenter.com/a3400179/desfraldamento-para-iniciantes#ixzz44a57gZGo

 
 
 
 
 
 
 

 

MARCOS DO DESENVOLVIMENTO  DOS BEBES

PROVÁVEIS DOMÍNIOS E HABILIDADES




BERÇÁRIO E DUCAÇÃO INFANTIL







MARCOS DO DESENVOLVIMENTO  DOS BEBES

PROVÁVEIS DOMÍNIOS E HABILIDADES







Nenhum comentário:

Postar um comentário