A MELÂNCIA é rica em vitaminas B1 e B2, boas para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso, também favorece o metabolismo de açúcares e gorduras, vitamina A, uma das mais importantes, que é responsável, principalmente, pelo bem estar da visão e vitamina C, muito importante para a produção de colágeno que dá fibras de sustentação aos ossos, pele e músculos.
Na melancia, podemos encontrar fósforo, ferro e cálcio, minerais importantes para todos os sistemas do corpo humano.
A função mais conhecida da melancia é a diurética, mas, como podemos entender sabendo a quantidade de nutrientes que a fruta possui suas funções para a saúde vão muito além.
A melancia funciona como um agente de limpeza para o estomago e intestino, ajudando na desintoxicação do organismo, sendo receitada por nutricionistas em dietas especiais, até mesmo como o principal alimento desintoxicante. Sua alta concentração de potássio e antioxidantes ajuda na limpeza dos rins.
As sementes da melancia estão cheias de ácidos graxos e a substância que lhe proporciona a cor avermelhada, o licopeno, é importante na prevenção ao câncer. A fruta também tem a capacidade de reduzir a temperatura e pressão corporais. Segundo estudos, a fruta previne a disfunção erétil e torna as secreções do corpo mais adocicadas e perfumadas – suor, sêmen, saliva, etc.
O suco da melancia se consumido de duas à três vezes durante a semana já ajuda nas funções diuréticas, diminui o inchaço e limpa o organismo.
Diminui a tendência a doenças inflamatórias e ajuda a pele a se regenerar da ação dos raios UVA e UVB. O suco dispensa a adição de adoçantes e açucares refinado, pois já é bastante adocicado, até mesmo esse simples detalhe pode contribuir para a melhoria da saúde através de hábitos alimentares. A melancia também é um calmante natural, ação que é potencializada ao ingerir a fruta sem sementes.
É preciso descobrir, cada vez mais, como utilizar os alimentos a nosso favor, pois tudo pode ser consumido, mas cada dia mais as pessoas entram nas armadilhas dos produtos industrializados, com adição de diversos componentes químicos que podem prejudicar nossa saúde, a obtenção de nutrientes ou até mesmo acabar com os nutrientes no alimento.
Ainda há muitas pesquisas sendo realizado sobre o fruto que só melhoram sua visão por profissionais de saúde, a colocando como uma ótima opção de sobremesa, ceia ou café da manhã visto que os benefícios da utilização do alimento podem ser vistos com o seu uso contínuo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário