Dicas de desfraldamento
= 1-Será que a criança está preparada?
. Dizem por ai que deve-se desfraldar um bebe aos dos dois anos, eu acredito que não há uma idade exata para desfraldar a criança, minha opinião como relação a essa questão é que "cada criança é única", ou seja, tem o seu tempo de maturidade, assim como elas aprendem a andar e falar em momentos diferentes, a hora ideal para aprender usar o banheiro pode variar muito.
Se você perceber que seu(a) filho(a) não está pronto(a) , resista à pressão da família, dos amigos ou da escola, não deixe as comparações estressarem esse momento.
Eu já presenciei crianças que só ficaram preparadas realmente para o desfraldamento a partir dos três anos, e hoje fazem uso do banheiro como uma outra criança que desfraldou antes dos dois anos.
Também já presenciei crianças que desfraldaram antes dos dois anos e tempos depois começaram a fazer suas necessidades na roupa, para chamar a atenção dos pais e familiares.
O segredo é observar se a crianças está pronta para essa independência.
= 2- Sinais para essa conquista.
# Sinais físicos
( ) Anda com firmeza, e até consegue correr.
( ) Faz bastante xixi de cada vez (e não de pouquinho em pouquinho).
( ) Faz bastante xixi de cada vez (e não de pouquinho em pouquinho).
( ) Faz um cocô razoavelmente sólido, em horários mais ou menos previsíveis.
( ) Fica "seco" por pelo menos três ou quatro horas, ou seja, os músculos da bexiga conseguem segurar a urina.
# Sinais de comportamento:
( )Consegue ficar sentado na mesma posição por entre dois e cinco minutos.
( )Consegue abaixar e levantar as calças.
( )Fica incomodado quando a fralda está suja ou molhada.
( ) Demonstra interesse nos hábitos de higiene (gosta de observar os outros irem ao banheiro ou quer usar cueca ou calcinha).
( ) Não demonstra resistência à idéia de usar o penico ou a privada.
( ) Está numa fase em que gosta de colaborar, e não numa fase "do contra".
# Sinais cognitivos
( ) Consegue seguir instruções simples, como "vá pegar aquele brinquedo".
( ) Entende que cada coisa tem o seu lugar.
( )Tem palavras para xixi e cocô.
( ) Entende os sinais físicos de que está com vontade de ir ao banheiro, e consegue pedir para ir (ou até segurar a vontade um pouco).
( ) Entende os sinais físicos de que está com vontade de ir ao banheiro, e consegue pedir para ir (ou até segurar a vontade um pouco).
3- Iniciando esse processo:
Vou compartilhar um pouquinho da minha experiência .
Eu comecei quando meu filho completou 1 ano.
Como?
1º passo: Meu esposo e eu começamos a utilizar o banheiro na frente dele. Mesmo sem saber falar direito, meu bebe apresentou curiosidade, e do jeitinho dele indagava: - "KI IXO?" ( O QUE É ISSO?)
Nós dizíamos ( cocô , xixi....). ( cada família utiliza o nome que achar correto, aqui em casa utilizamos estes.)
A partir daí, com o passar dos meses ele começou a apresentar alguns sinais, como: ir ao banheiro e me chamar, fazer as necessidades na roupa dentro do banheiro, tirar a cuequinha e fazer no chão, enfim pintou o sete. Mas o importante é enxergar essa bagunça como um processo e valorizar essas ações.
Uma outra ideia é mostrar para a criança para onde o cocô vai. Quando ele fizer cocô na fralda, leve a fralda suja até o vaso ou o penico e ponha o cocô ali, para mostrar onde é o lugar certo. Depois dê tchau e peça para a criança ajudar na descarga. ( não esqueça de lavar as mãos depois)
Estimule a criança a usar o vaso/ penico sempre que tiver vontade de fazer xixi ou cocô. Deixe bem claro que basta pedir que você poderá levá-la ao banheiro. Se der, aproveite uma época de calor, que é mais favorável para o processo, e deixe-a circular pelada, com o penico bem à vista.
Diga a seu filho que ele pode usar o penico quando quiser, e o lembre de vez em quando.
Diga a seu filho que ele pode usar o penico quando quiser, e o lembre de vez em quando.
Não aconselho levar a criança de hora em hora ao banheiro. Você precisa ensiná-la a pedir , caso contrário, na primeira oportunidade em que você esquecer de levá-la, ou estiver fazendo outra coisa, o xixi vai escapar na roupa mesmo.
A comunicação e o controle do esfíncter (que variam, dependendo da maturidade de cada criança) são fundamentais para o processo de desfraldamento
2º passo: Perguntar e dialogar sempre quanto as necessidades.
Exemplo:
O que você está fazendo?
Você quer fazer xixi? cocô?
Onde fazemos xixi ou cocô?
Muito bem, você veio ao banheiro fazer xixi ou cocô! Parabéns!
( mesmo que ele tenha feito na roupa ou no chão)
3º passo: Tornar esse momento divertido e prazeroso.
Conte historinhas, mostre fotos de crianças utilizando o banheiro, compre livrinhos, revistas e outros.
Cante musiquinhas.
Dê tchau para as necessidades, conte os cocôs ( essas estratégias parecem desnecessárias, mas posso afirmar com propriedade, funcionam muito)
4º passo: Parabenizar a criança e ter muita paciência com os eventuais acidentes.
As escapadas e acidentes acontecem com praticamente todas as crianças, não tem jeito. É difícil manter a calma, mas se esforce para não perder o controle. Não vale a pena castigar ou punir a criança pela escapada. Os músculos dela estão ainda aprendendo e treinando o controle das fezes e da urina, e o processo leva algum tempo.
Quando acontecer o acidente, limpe tudo com tranquilidade e só diga ao seu filho que, da próxima vez, vai ser mais legal se ele usar o peniquinho.
Caso os acidentes fiquem muito frequentes, tenha a sabedoria de voltar atrás sem medo ou vergonha. É possível que o organismo do seu filho ainda não esteja preparado, e é melhor voltar a tentar daí a alguns meses.
Quando acontecer o acidente, limpe tudo com tranquilidade e só diga ao seu filho que, da próxima vez, vai ser mais legal se ele usar o peniquinho.
Caso os acidentes fiquem muito frequentes, tenha a sabedoria de voltar atrás sem medo ou vergonha. É possível que o organismo do seu filho ainda não esteja preparado, e é melhor voltar a tentar daí a alguns meses.
- Equipamentos necessários para ajudar nesse processo:
Esse livro me ajudou muito
Esse adaptador me ajudou muito no inicio.
Existem também fraldas de treinamento, as chamadas pull-ups. A vantagem é que elas funcionam como fraldas, mas são vestidas como uma calcinha ou cueca, portanto dá para a criança abaixar e levantar sozinha, se quiser ir ao banheiro. Muito mais fácil que abrir e fechar a fralda. O inconveniente é que elas são caras e difíceis de encontrar. Uma alternativa é ter um pacote só para sair, quando você não pode arriscar uma escapada de xixi ou cocô.
# Comece a fazer o desfraldamento noturno
... Mas só quando a criança estiver preparada! Pode demorar -- anos até! O organismo da criança demora bastante para ser capaz de despertá-la se for necessário fazer xixi no meio da noite.
O que você pode fazer é tentar diminuir a quantidade de líquido que seu filho toma antes de dormir, e dizer a ele que chame você se precisar ir ao banheiro durante a noite. Só se aventure a tirar a fralda noturna quando, por diversas noites seguidas, a fralda tiver amanhecido completamente seca.
E saiba que, mesmo que tudo dê certo, um xixi na cama ou outro fazem parte da infância.
DIONE COSTA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário